segunda-feira, 10 de março de 2008




BALI – Os habitantes da Ilha dos Deuses


Linda ilha

Como se pode observar no mapa, Bali é uma linda ilha situada no arquipélago da Indonésia. Ela possui altas montanhas e vulcões, praias com muita areia, flores estonteantes, brancos campos de arroz e milhares de templos ornamentados. Mais de um milhão de turistas visitam Bali anualmente. Não admira que ela seja conhecida como "a ilha dos deuses" ou mesmo "o último paraíso".

Pessoas bonitas - Os balineses também são muito bonitos, com sorrisos e expressões gentis. Os turistas adoram vê-los dançar suas danças legong, que contam histórias de deuses e demônios, bruxas e princesas raptadas. As dançarinas são jovens, vestidas em roupas de ouro e escarlate, verde e azul. Em seus brilhantes cabelos negros, elas colocam elaborados ornamentos de um dourado reluzente, decorado com claras flores tropicais. Não surpreende que haja milhares de templos em Bali, pois os balineses são hindus e adoram muitos deuses. Eles os adoravam também, pois acreditavam ser muito importante manter-se fiéis a todos.


Convite aos deuses

No início de cada ano (o ano em Bali tem apenas 210 dias), os balineses fazem uma festa especial para os deuses. Nesta festa, trazem seus deuses feitos de madeira, pedra e moedas, para fora de seus santuários. Durante dez dias, as pessoas convidam os deuses para se unirem a elas em festas e danças. Ao final, os deuses são colocados novamente em seus lugares.


Espírito de ancestrais

Os balineses acreditam que os espíritos de seus deuses e ancestrais habitam nas montanhas. Quando constroem seus lares certificam-se de que o aposento contendo o altar do espírito fique voltado para as montanhas. Eles acreditam que o que acontece a eles quando morrem é muito importante. Algumas vezes, a família passa vários anos economizando dinheiro para a construção de uma torre funeral adornada e para realizar a cerimônia de cremação. Somente então a alma da pessoa morta poderá ocupar seu lugar com os espíritos de todos os outros ancestrais nas montanhas.

Fonte: http://www.senami.com.br/conhecendo/povos_nao_alcancados/balineses.htm

0 comentários: